sexta-feira, 20 de abril de 2012

Eu estou orando pelo meu país?


(A idéia do título devo a Kézia Wiezel, da ABU Mackenzie, que nos mostrou, na ocasião do IPL 2012, um vídeo quando fizeram uma vigília com esse tema).

Você tem orado, jovem cristão universitário, pelo seu país? Uma pergunta pertinente, importante para reflexão e motivadora a uma ação. Contudo, não falo de nosso belíssimo país Brasil – pelo qual, também, devemos orar constantemente; mas, refiro-me ao seu país, que se tornou tal para ti no ano em que você recebeu a autorização, naturalização, para entrar, viver, morar nele. País, que se tornou seu, não por nascimento, mas como diriam alguns: por mérito. Teu país, jovem cristão universitário, é a universidade. Tens orado por ela?

Toda universidade traz, naturalmente, em si, uma diversidade. Toda universidade é um país. Mas, como assim, um país? Vejamos bem.

A universidade é um país. Suas fronteiras estatais é o campus. Sua nação, os universitários. “E quanto à administração que todo país tem?” Sua administração, sua Brasília, a reitoria. “E os estados?” Seus estados, os setores e departamento. Cada um com seus estereótipos, linguagem, cultura, comidas típicas (com restaurantes especializados), usos e costumes.

O pessoal do Estado Setor IV, sempre com as calculadoras prontas a calcular. O que dizer do Estado Setor II, com as muitas xerox, livros, textos, discursos, idéias? E o Estado Setor I, parece mais Babel, mas, sempre bem administrado e advogado. Estado III, com suas ciências Geos. Sem mencionar os Estados departamentos, os sempre brancos habitantes de enfermagem, fisioterapia e medicina. E os suados educadores físicos.

Cada estado com sua administração. Os governadores, professores (coordenadores); os prefeitos, o DCE. E os eleitores? Todo habitante do estado.

Esse país universidade, com suas vias e infra-estrutura de transporte, às vezes, quase sempre, deficitários; parece mais latas de sardinhas, mas circulam por todo o país.

Seus habitantes. Ah, os habitantes. Esses são os que fazem esse país. Sem eles nada seria ou haveria. O país existe em função deles. “Como se chama alguém que é desse país universidade?” Universitário! Diferentes entre si. São muitos. Há quem diga que eles não constituem um povo. Mas, são. Cada um com sua farda, seu brasão. Mas, a maioria com o mesmo objetivo: mudar seu mundo, seu vida, conquistar uma profissão.

Mas, você, jovem cristão universitário. Você não. Seu objetivo vai além. Sua função vem de sua eterna nação. Pois, você entra lá para fazer diferente, para servir gente, o nome do seu Rei proclamar e de quebra, com esmero, um Canudo vai ganhar.

Por isso pergunto. Você tem orado por seu país? Você faz parte dele. Ele depende de você. Não o usufrua como quem usa um objeto. Ame-o, pois o país é a universidade, e a universidade são seus habitantes, seus habitantes, os estudantes: as pessoas.

Oremos por nossos países que carecem de nossas orações.

Christopher Vicente, Presidente da ABU Natal.

Um comentário:

  1. Massa! Nunca tinha visto por esse lado...
    Realmente falta incluir nosso "país" nas minhas orações...

    :)

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, elogios ou críticas? Escreva aqui!

ABU Natal